ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

LIVRO DO PADRE RENATO




.


.


.


Muitos dos presentes no Encontro de 14 de Novembro não se aperceberam de que estava à venda na sala o livro do Padre Renato, antigo professor do ERO, pelo que não se venderam todos os exemplares.

.

Originalmente editado em 1997 é um pequeno exercício sobre a arte de bem escrever em português, numa mistura de profundos conhecimentos e uma forma cândida de ser e de estar que lhe eram tão característicos.

.
O livro custa cinco euros e a receita reverte integralmente para as obras da Igreja de Tornada, respeitando a intenção original do autor. Uma sugestão de prenda de Natal útil e acessível e que recorda um bom Homem.
.

Pode ser levantado na Audiomanias ou enviado pelo correio, mediante o pagamento de dois euros de portes. Os interessados podem contactar-me pessoalmente ou escrever para
.
João Jales


C O M E N T Á R I O S
.
Inês Figueiredo disse:
Estou lendo e reencontrando o Padre Renato no 'incansável professor'... e já passei pelas "ribas" de Salir do Porto» (p.35) e pelo "maior natu".
E dei um saltinho à mensagem final "O bem não faz barulho... E o barulho não faz bem!..."
Que boa ideia essa de distribuir o livro-herança editado pelo Autor em 1997!
.
Maria Manuela Gama Vieira disse:
Guardo as melhores "memórias" deste meu GRANDE Professor.

ENCONTRO DE 14 DE NOVEMBRO EM 3D

.

.

.

Este é o link para o vídeo estereoscópico (3d) de 45 segundos do início do encontro realizado pelo Filipe Rego. Para o ver convenientemente necessita de uns óculos 3D

.

ANA LÚCIA

.
.
.
Caros Colegas e restante família ERO,

.
Fantástico ver como, depois de tantos anos e tantas coisas passadas por cada umas das nossas vidas, uns momentos passados entre amigos do ERO possam ser tão agradáveis... até para mim que estou bem longe.
.
Foi com uma mistura de emoções que vi as vossas fotos, algumas caras conheci outras não tenho a mínima ideia quem sejam. Já lá vão mais de 38 anos que não vos vejo, excepto uma ou duas pessoas que vi há uns18 anos atrás. Não sei se me sentiria uma estranha entre vocês, no entanto devo dizer que quase consegui ouvir as "coloridas" gargalhadas ou ver os olhos molhados (ou diriam eles "brilhantes") dos colegas que sempre se consideraram muito "machistas" ou das "formosas" colegas que de repente se lembraram que o rímel não é "waterproof".
.
Com tudo isto gostaria de felicitar e congratular o João Jales por conseguir juntar a "cambada" toda.
.
Para todos os colegas que se possam lembrar de mim - devo estar a sonhar : -) , um grande abraço e talvez nos encontremos em 2011.
.
Paro os professores e funcionários um grande beijinho e um muito obrigado por terem sido e continuarem a ser parte da minha vida, mesmo que presentemente só em recordações.
.
Até um dia
Ana Lúcia
.
.
A mensagem acima foi enviada após o Encontro de 14 de Novembro. Já anteriormente a Ana Lúcia tinha entrado em contacto com o Blog através de um email que agora publico esperando que alguém lhe responda.JJ
.
Olá a todos,
Foi por mero acaso que hoje "cai" em frente do vosso site. Agradável surpresa mas um pouco traumatizante... Reconheci uma meia dúzia de pessoas,
se tanto. Há muitos anos que não moro em Portugal (desde 1975) e há mais de dez que não visito a "terra natal". Quando da última vez em Portugal tentei reunir-me com uns quantos colegas para celebrar os 25 anos do Liceu (Comecei no ERO mas os últimos dois anos após o fecho do colégio fomos transferidos para o Liceu Rainha D. Leonor) mas só 4 mostraram interesse e a ideia foi abortada.
.
Era bom se colocassem nomes e fotos antigas para facilitar reconhecer as pessoas.
.
Uma aluna Ex ERO...
.
Ana Lúcia Pereira Almeida Santos
C O M E N T Á R I O S.
.
.



Jaime Serafim disse:
Olá João Jales

Eu lembro-me muito bem da Ana Lúcia. Era uma menina sempre muito serena e sorridente, bonita, alourada, de pele branca e com uma apresentação impecável. Creio que morava no Couto (agora Coto).
.
A Mãe, que era (e espero que ainda seja) também uma senhora muito bonita e simpática, vinha, com alguma frequência, falar comigo, sempre muito interessada pelos estudos e progressos da filha.
.
ana lucia disse...
Caro Dr. Serafim,
Muito obrigado pelas suas palavras. Essa menina cresceu e mudou um pouco, não sei bem se para melhor, mas mudou. A vida faz-nos partidas...
Fiquei muito contente por ter visto as suas fotos e por sabê-lo um fan do blog. Talvez nos encontremos no próximo almoco convivio...
Até lá um grande abraço e muito obrigado por ser parte da minha vida.
Ana Lucia
.
Isabel X disse...
.
Lembro-me perfeitamente da Ana Lúcia, principalmente depois de saber ter sido ela a mentora de uma tentativa de festa dos antigos alunos do Liceu, para a qual também fui contactada. Lembro-me que uma das razões do desacordo reinante teve que ver com a indumentária. A Ana Lúcia queria fato a rigor, de acordo com os costumes americanos, e nós não estávamos muito pelos ajustes.
.
Lembro-me bem dela quando fomos colegas no Ramalho Ortigão e no Liceu. Mas não a reconheceria na foto que aparece no blogue. De facto, o tempo foi-te particularmente benéfico, Ana Lúcia, estás muito mais bonita!!!

.
Deves ter-me visto numa fotografia com os únicos colegas de turma que, além de mim, compareceram: O Jorge Azevedo, o Filipe Rêgo e o Luís Lamy. Estamos no álbum da Guidó.
.
Muitas beijocas!
- Isabel Xavier -
.
JJ disse:
Já fui buscar a fotografia de que fala a Isabel no seu comentário para todos poderem ver a quem ela se refere.
Recordo que a Isabel Xavier escreveu um excelente texto sobre esta última turma que frequentou o ERO já depois da abertura do liceu. A Ana Lúcia, e outros interessados, podem ler esse texto em:
.
ciclope 3D disse...
Olá Ana Lúcia!Claro que me lembro de ti. Falámos de ti ao almoço, e recordámos a (im)possibilidade de fazer o encontro do Liceu... por causa de roupa...
Lembras-te da viagem de autocarro que fizémos para Lisboa, onde fiquei a saber que estavas nos EU?
Dá notícias.
Beijinhos
Filipe Rego
.
Luís Lamy disse...
Dear Ana Lúcia:
obviamente lembro-me de ti, salvo erro na fila da frente, na 1ª ou 2ª carteira à esquerda e depois disso estivemos até num almoço em ano relativamente recente.
Neste ultimo encontro da nossa turma éramos poucos mas bons, estamos na foto da "mesa dos putos" mais o pai do Moreira que me vai dar uma fotocópia da minha equipa quando foi capa no jornal oficial do Benfica - espero que agora acreditem!
Desta vez correu bem, sem bullying, até porque na nossa turma somos todos especialistas em artes marciais, não consegui foi recuperar um disco que emprestei há mais de trinta anos, fica para a próxima!
Na banda sonora nada de Alice Cooper, Disco ou outra coisa mais mexida, era tudo do tempo das calendas.
Um abraço do teu colega e amigo Luís Lamy
.
ana lucia disse...
Cara Isabel,
É com muito gosto que leio as tuas palavras e um pouco surpreendida por te lembrares de mim...
Obrigada pelo "piropo" (se este termo ainda se usa :-)) e devo dizer-te que tu e a tua irmã Helena foram das poucas pessoas que reconheci das fotos do encontro.Espero ganhar coragem ate 2011..
Um grande XI-CORACAO,
.
Filipe,
Não me recordo da viagem de autocarro para Lisboa, desculpa-me.
Parece que toda a gente se lembra da "roupa". Ate parece que vocês são uns pelintras :-) ? De qualquer modo com roupa ou sem roupa (seria um pouco mais duvidoso sem roupa, hahahaha) o importante e que têm feito excelentes encontros.
Ate um dia destes
.
Lamy,
É bom saber que ainda nos consideram "putos"... especialmente agora que as rugas não perdoam.
A roupa... não posso crer que tudo o que ficou dessa tentativa de encontro tenha sido a roupa.
Para mim foi bom rever-vos, já lá vão 20 anos...não deves estar muito feliz hoje, o Benfica perdeu não foi? Fica para a próxima.
Qual foi o disco que te raparam? Talvez eu possa ajudar :-)? Para a próxima se eles não te devolverem o disco eu trato da pessoa em questão pessoalmente (Quickboxing, here we go, time to show what we can do!)
Muitas saudades,
Ana Lúcia
.
Isabel X disse...
Essa é boa! Então tu lembravas-te tão bem de mim que até me reconheceste nas fotografias, e à Helena (o Mário também lá está), e eu não me havia de recordar de ti? A questão da roupa é mais ideológica do que devida a sermos pelintras. Embora sejamos, sem dúvida alguma.
É uma alegria encontrar uma antiga colega depois de tantos anos. Vivam as novas tecnologias que tornam isso possível!
Não te esqueças de vir ao próximo almoço e de ir dando notícias.
Ah! É verdade, um piropo é sempre um piropo, palavra que sempre se usa, quando há razão para isso, como é o teu caso.
Xi-coração,
- Isabel Xavier -
.
Isabel Caixinha disse:
A Ana Lúcia foi minha colega de turma no colégio.Possivelmente no liceu tambem (74) e, nesse caso, noutra turma.
Lembro me bem da Ana Lúcia ! Tinha um cabelo de côr acobreado lindo e umas feições muito perfeitinhas...Gostei de a ver nesta fotografia e é bom observar que o tempo só acentuou as perfeições existentes!Talvez tenhamos oportunidade de nos vermos no próximo encontro do ERO e trocar impressões das nossas vivências abroad!
Um beijinho.
Isabel Caixinha
.
ana lucia disse...
Isabel Caixinha,
Pois e eu também me lembro muito bem de ti e da tua irmã. É engraçado ver qual é a "particularidade" que as pessoas guardaram de mim. Tu acreditas que me lembro muito dos queques que a tua mãe fazia? Se tiveres a receita envia porque de certeza que vão trazer ainda mais boas memórias.
Muita água ja passou por baixo desta ponte e nem sempre calma e serena, são as "faces" da vida. E tu também estás fora de Potugal, na Holanda, como a tua irma?Quando quiseres escreve, responderei assim que possa.
.
ana lucia disse:
O que aconteceu à Ana Cristina Alvim? Hoje finalmente tive tempo para ver todas as fotas que estão ao dispor dos antigos alunos do ERO e encontrei uma amiga de quem nada sei. Aguém tem noticias da Ana Cristina Alvin, a ruiva das fotos do Magusto?
.
Élia,
Eu ainda estou com dúvidas se és mesmo tu? Tu por acaso andaste na ginástica nos Bombeiros? Se bem me recordo o teu pai trabalhava no Registo Civil...
.

ÁLBUNS ACTUALIZADOS DAS FOTOGRAFIAS DO ENCONTRO


.
.
Perante as dificuldades de download e visionamento das fotografias referidas por alguns leitores decidimos desistir momentaneamente das apresentações de slides e colocar links para os quatro álbuns já existentes. Notem que os álbuns foram e vão continuar a ser actualizados e acrescentados, pelo que têm todos os dias mais fotografias.
.
Basta clicar sobre cada uma das imagens para encontrar o álbum respectivo, onde poderão ver e descarregar as fotografias para o vosso computador. Em caso de dúvida contactem ex.alunos.ero@gmail.com
.

Álbum com fotografias em 3D
Podem ser visionadas de qualquer forma, mas só

com óculos especiais aparecem em 3 Dimensões







.


Álbum: Flores






.


Álbum colectivo:


Pedro Bandeira, Alberto R Pereira, Ana Nascimento, Júlia Ribeiro, Filipe Rego






.


.


COMENTÁRIOS


.


farofia disse...
Parabéns aos fotógrafos incansáveis pelo excelente trabalho! E pelo cuidado e rapidez com que 'entregaram' a obra!Fantástico! Só nos falta corresponder à sua generosidade acrescentando os nossos comentários...

.
JJ disse:

Tem razão a Inês, seria uma boa idéia que TODOS ajudassem a legendar as fotos. Muitos colegas, principalmente os que não estiveram presentes, têm solicitado essa legendagem. Se cada um dos visitantes fizer meia-dúzia, temos o serviço pronto num instante!
.

COMENTÁRIOS AO ENCONTRO DE 14 DE NOVEMBRO

.
.
.

.


.
.
Isabel Cx disse:
Olá João
Que fotografias tão giras! Pena que não pude estar presente e participar nesta grande festa do ERO.Gostei imenso de "rever amigos" nas muitas fotografias tiradas e houve muitos que penso não conheçer.
Pôr legendas nas fotografias era uma grande ajuda para reavivar a memória mas tambem compreendo que seja complicado considerando a quantidade!Desejo que no proximo possa estar presente !
Até á próxima
bjs, Isabel Caixinha
.
Zé Carlos Faria disse:
Podia-se fazer uma redacção sobre os encontros do pessoal do ERO. São muito úteis e aproveita-se muita coisa. Desculpem lá ter-vos encontrado e terem levado comigo a fazer de cantigueiro. Para a próxima já sabem. Paguem só no fim ou então exijam o vosso dinheirinho de volta ou pelo menos um desconto!
Encontrar amigos que não se viam fazia anos é sempre uma coisa agradável. Neste contexto, permitam que saliente aqui uns quantos: Pedro Nobre (pelas boas razões óbvias), Manuela Gama Vieira (com quem creio que nunca tinha falado) e Drª Inês, Prof. Silva Bastos e Padre Xico - obrigado por terem vindo e ainda terem pachorra para querer estar connosco. A todos os que estiveram presentes, aquele abraço por me terem feito sentir tão bem...
Z C Faria
.
Miguel Bento Monteiro disse.
Johny
Foi excelente e todos te devem agradecer a brutal tarde que passámos.Em termos pessoais, para além de ver ou rever amigos,foi um extraordinário prazer encontrar a Guida Calisto,que não via certamente há trinta anos.Foi a minha primeira professora nas Caldas, quando cheguei à cidade com os meus pais em 57, e é uma pessoa por quem tenho um carinho muito especial.M
.
Victor Gil disse:
Um grande abraço para ti, carregando o agradecimento pelo esforço e empenho que colocas nesta fantástica organização.
Vitor
.
Laura disse:

Olá!!!
Cheguei há pouco das Caldas e vim logo espreitar se já estavam algumas fotos publicadas.
Estão giras….
Espero que os outros fotógrafos mandem também as fotos que tiraram.
Foi um encontro muito especial!!!
Correu tudo muito bem.
Estás também de parabéns por mais este sucesso.
Bjs
Laurinha
.

Pedro disse:
Caro João Jales,
Eu é que te agradeço pela organização do encontro e pelo Blog… que é uma autêntica máquina de viajar para trás no tempo.
Um abraço
Pedro Bandeira
.
Alberto R P disse:
Foi óptimo. Tens aqui 2 fotos minhas.
Abraço
Alberto
.
Julinha disse:
Mais um Encontro de Antigos Alunos do ERO! Fantástico!
Começo por agradecer ao amigo João Jales a organização de mais UM.....Não sou capaz de encontrar algo que faltasse ! Ah!....alguns colegas que gostaria de lá ver por uma ou outra razão não puderam comparecer, mas espero que lá estejam no próximo, que será a 12/11/2011 ( data engraçada ! ).
Boa comida,boa bebida,muita alegria,o "concerto fabuloso" que que uns colegas simpáticos tiveram a amabilidade de nos presentearem,o vídeo engraçadissimo que o colega Flores mostrou com fotos do almoço dos bloguistas e terminando com a Vitória de Portugal frente á Bósnia. Não poderia terminar melhor !
Gostei imenso de rever colegas e amigos,conhecer e conviver com outros que apenas conhecia do blog ou facebook.Depois,à medida que os encontros se vão sucedendo,vou conhecendo mais colegas,o que se torna muito gratificante,não falando de professores,pois desta vez tive o prazer de conhecer a Drª Inês.E assim vai crescendo a Família ERO !
Foi muito bom,obrigada a todos e um grande obrigada ao nosso organizador JJ.
.

António José Lopes disse:
Caro J.J.
Mais uma vez os meus parabéns pela impecável organização. Um grande almoço. Passámos uma tarde fantástica.

Um grande abraço

A.J.F.L.

.

Belão disse...
João,como sempre nada falhou. Só uma notita ou outra nas actuações musicais, mas isso ultrapassa-te. Estou a brincar, claro, eles foram excelentes também.

Mas tenho de te agradecer a fabulosa tarde em "famíla" que terminou, como sempre, com uns quantos resistentes, neste caso, a torcer pela selecção e a roer uns salgadinhos.
Um beijo para ti, João.

.

Ana Nascimento disse:
Olá Joãozinho
Já fui espreitar as fotos do almoço, mas não consigo entrar na apresentação do Flores pois aparece-me um pedido de password….Vou tentar mandar-te as que tirei para ires completando a reportagem.
E agora amigo o meu abraço para ti extensivo a todos os outros elementos da equipa.
Valeu a pena o vosso empenho sem o qual não teríamos passado uma tarde tão simpática…tão cheia de reencontros… tão rica de emoções e de afectos..
E não esqueço o nosso Padre Xico, um grande abraço meu amigo e um obrigada pela mensagem de esperança que nos transmitiu e que nos permite de facto viver o nosso dia a dia com um sorriso…
E fico por aqui pois já não consigo escrever mais (a vista está ficar nublada …. )
Um beijinho grande para ti João
Ana
.
Manuel Agudo disse:
Até 12/11/11 … ou antes!
Um abraço
M. Agudo
.

Isabel disse...
Gostei imenso de ver as fotografias, e até fico com inveja, pois deve ter sido bem divertido. Foi pena, mas, de facto, não consegui organizar a minha vida no sentido de dispor de um dia de folga.E as caras desconhecidas! São muito mais do que as conhecidas. Procurei identificar algumas das caras cujos nomes foram publicados, mas não consegui.Já agora, também gostava de ver o filme, mas pede uma password; pode saber-se qual é?Vamos lá ver se a 12.11.2011 ainda por aqui estou e se tenho mais disponibilidade do que agora.

Isabel VP

.

Luísa disse:
Bom dia João:
Obrigada por nos teres proporcionado mais um dia de são convívio. Como hoje se diz, foi um ESPECTÁCULO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Adorei rever colegas 40 anos depois…Os que faltaram nem sabem o que perderam.
Talvez nos próximos dois anos consigamos contactar os Feo e Torres, os Pinto Ribeiro, os Mendes Ferreira, os Pimenta de Castro, os Curado e tantos outros que também passaram pelo ERO.
Um abraço e já fico pré inscrita para 12 de Novembro de 2011.
Luísa

.

António disse...
Parabéns JJ por mais este voltar atrás nas nossas vidas.Com esta tua persistência consegues colocar-nos com 18 anos.

Estes encontros só vem provar que a nossa pasagem pelo ERO foi qualquer coisa de fabuloso.
Só uma nota um pouco menos positiva é que só me revejo (nas fotografias) na entrada da missa e não estou no almoço - tive que justificar, perante a minha mulher, a minha presença.Um grande abraço e muuuuuuuuuuitos parabéns!!!!
Tó-Quim

.

Resposta ao Tó Quim:

As fotografias que aqui apresento são apenas as minhas, faltam as da Guidó e dos outros colegas, que surgirão nos próximos dias.

Quanto ao problema com a tua mulher nada posso fazer porque nem eu nem os colegas a quem perguntei se lembram de te ver no almoço...

.

Rui Mouga disse:

Caro João Jales:
Com um abraço, felicito-te pelo óptimo encontro que proporcionaste, não só à malta da pesada, mas também aos mais novos. Muitos de nós já há décadas que não nos víamos.
Obrigado pelo teu esforço.Espero que no próximo consigamos reunir mais gente.
Um abraço. Rui Mouga
.
Maria do Rosário disse:

JOÃO JALES,
Felicito-o no seu extraordinariamente bem sucedido papel de organizador de um evento inolvidável registado na minha memória afectiva e no meu álbum de recordações do ERO!!!Emocionante reencontrar professores,reviver amizades,rever colegas e,sobretudo observar a alegria estampada em todos os rostos.Excelente cardápio...Magnífico ambiente!
O E.R.O.continua presente em todos nós...por isso,não acabou!
Obrigada,J.J.!
Maria do Rosário Pimentel
.
Inês Figueiredo disse:

JJ,
O encontro foi 'montes de giro'. Um espectáculo. Uma chuva de estrelas! E, se é verdade que somos feitos do mesmo pó das estrelas, que íman fortíssimo é o João, para atrair de uma só vez tanta limalha estelar!

Never - not even in my wildest dreams - had I believed it could be possible… por momentos, por horas, esquecermos as nossas dores, as agonias do telejornal e a fome no mundo, para encontrar a fitacola que nos une. Marca ERO, garantida! Não descola! E é muito por causa da entretela dos artistas, do humor. Das meninas no cabeçalho do blog. Ah, pois é! Esta foto poderosa que nos devolve a ‘graça’ de teenagers e aquela agilidade e… o intervalo. Não há coisa, que o homem tenha inventado, mais linda do que o intervalo. ... e o blog. Também é uma grande invenção!
JJ, I LUV U!!!!

.
Oscar Oliveira disse:
Em primeiro lugar, parabéns ao João e a toda a equipa que organizou mais este brilhante encontro.
Pelas minhas contas, revi cerca de vinte pessoas que já não via há mais de 35 anos (embora a intervenção de algumas no blog me faça parecer que as tenho visto frequentemente nestes últimos dois anos).
O dia inesquecível que passámos mais me fez lamentar não ter podido comparecer, por impoderáveis de última hora, no encontro de 2007.Dos professores, só não via dois desde os anos 70: a dr.ª Inês (é "montes de giro" ter tido uma professora que escreve "montes de giro"!) e o dr. Silva Bastos que, infelizmente, não reconheci (só no domingo me apercebi que lá tinha estado e tive que pedir ajuda para, através das fotografias, saber quem era).
É por isso que não posso discordar de quem se despede até 2011. Qual quê? Até um dia destes, porque tenho a certeza que mais iniciativas intermédias vão ocorrer e eu espero não faltar a nenhuma.
Um grande bem-haja para todos os que contribuíram para o acontecimento.
Beijinhos e abraços.
Oscar

.

Guida disse...
Quem falou em repetir em 2011? O melhor é abreviar ou começamos a diminuir. A sério, adorei. Estava tudo óptimo. Parabéns aos organizadores. Fizeram um trabalhão impecável. Mas quero mais!

Beijos
Guida Santos
.
Isabel Mesquita disse:

Olá, João
Fui pela primeira vez a este encontro de Novembro e fiquei fã!!!! ( reserva já o meu lugarzinho para 2011).
Só quem lá esteve pode de facto avaliar as emoções que se sentem ao reencontrar colegas e amigos ( aqui estão incluídos os nossos professores) que já não víamos há muitos, muitos anos. Depois do que já li, acho que não preciso de dizer mais nada.
Parabéns, João e obrigada.
Beijinhos,
Belica

.
Paulinha Pardal disse:
.
Drª Inês
Adorei revê-la está na mesma, obrigado por ter vindo!

.
João
Mais uma vez foi uma excelente organização da tua parte parabéns por tudo e obrigado pelo esforço. Em 2011 lá estarei, espero, eu e o Cajó, claro. Mais uma vez muito obrigado.
Bjs PP

.
João Serra em "O que eu andei" escreveu:

Almoço bienal dos antigos alunos do Externato Ramalho Ortigão, o estabelecimento de ensino secundário que preencheu a lacuna de formação liceal nas Caldas da Rainha antes de 1972. Encontro participado, com várias gerações a marcarem presença. Ambiente de boa disposição mas não efusivo, como bem se compreende. Um sopro nostálgico corre nestas ocasiões, sobretudo quando a possibilidade de renovação está vedada.
O Externato Ramalho Ortigão foi criado em meados do século XX para formar uma nova elite caldense. A avaliação histórica não está feita, mas desconfio que se os fundadores cá voltassem ficariam muito surpreendidos com os resultados.

.
Anabela Miguel disse:

Muitos Parabéns para ti João Jales, e equipa, por mais um óptimo encontro de alunos do ERO.
Tive momentos muito agradáveis e emocionantes neste almoço. Ter estado com a Guida Calisto foi dos momentos mais ternurentos. Era muito pequenina quando frequentei o seu colégio, mas fiquei para sempre com muito boas recordações.Fiquei feliz ao ver o seu nome na lista das pessoas inscritas pois ía ter a possibilidade de lhe dar um beijinho depois de tantos e tantos anos.
Juntámo-nos os quatros, Luísa Nascimento, Aida Mesquita, Miguel B. Monteiro e eu e fomos ao seu encontro.Tenho a certeza que lhe proporcionámos um bom momento. Senti que a Guida ficou emocionada e feliz por ter podido estar com quatro dos seus "meninos".
E para terminar as emoções, um desengonçado e divertido passo de dança com o meu amigo Zéquinha.......... Anabela Miguel
.
Manuela Gama Vieira disse:

Há dois anos,quando o Jales me disse que o próximo Encontro dos MAGNÍFICOS... seria no dia 14 de Novembro de 2009, supus que se tinha enganado e respondi:"14 de Novembro de 2009? Vou ter muito que esperar!"
Como o tempo voa (não acreditávamos nisso quando éramos MAIS jovens e ouvíamos a expressão...), o facto é que 14 de Novembro de 2009 já lá vai!
Foi a primeira vez que tive o ensejo de participar num Encontro dos ERO. As minhas expectativas eram, por isso, elevadas. Contudo, devo confessar que tinha algum receio de sentir acanhamento quando me visse perante as anunciadas duas centenas de convivas!
Qual quê? Senti-me "em casa",como há quarenta anos....Logo que vi o João Jales e me preparava para lhe dar o prometido abraço...um flash "Olha o Jales!"...e o resultado vê-se....quarenta anos depois...que rugas, Jales, que rugas as minhas!
Que imensa alegria ver Colegas, Professores, o Sr.Dario, rostos e vozes que não via nem ouvia há 40 anos... travar conhecimento com colegas que não conhecia, enfim, uma EMOÇÃO...muito sentida.
A alegria do reencontro deve-se a TODOS, mas o ENCONTRO deve-se ao João Jales.
Deixo-te uma palavra de agradecimento muito especial pela perfeita organização, pelo excelente ambiente, pela ementa, pela música, mas...acima de tudo pela tua DEDICAÇÃO a todos nós!
A tua Mulher também o meu apreço, afinal, roubamos-te tempo. Mas...também diz quem sabe que "Por trás de um grande homem está sempre uma grande Mulher!"
Um agradecimento final aos excelentes Fotógrafos e aos magníficos Músicos!
Vou ter muito que esperar até 12 de Novembro de 2011!!!
Até lá...
Manuela Gama Vieira

.
Isabel X disse:

Fui ao almoço dos antigos alunos do Ramalho Ortigão, como não podia deixar de ser. Revi amigos, colegas meus e dos meus irmãos, aprofundei amizades (isso principalmente). E, no entanto, só por lá passei de raspão, por assim dizer. Pertenci ao primeiro lote de inscrições no almoço, e nem me apercebi de que tinha uma actividade do PH (associação de que sou presidente) e do Centro de Formação de Professores, agendada para o mesmo dia, para as três horas. Resultado, do almoço propriamente dito, só tive tempo de comer três colhers de sopa e... vi-me forçada a partir. Mas gostei muito da conferência, dita pelo historiador caldense Luís Nuno Rodrigues, sobre Spínola e a Descolonização. Acabou às seis horas e eu ainda voltei a tempo de ouvir música, de confraternizar mais um pouco e tive nessa ocasião uma grata surpresa que me fez valer o dia. Foi pouco tempo mas bom. Comi bacalhau - por isso estou numas fotografias a comer sozinha - contribuindo uma vez mais para a injusta fama de "glutona" com que já tinha saído do almoço de bloguistas, mas paciência, é a vida... E vim embora, (não se zanguem muito comigo, está bem?) porque de futebol é que eu não gosto mesmo nada.
Mas repito com gosto e convicção: Vivam os antigos alunos do ERO e as oportunidades que os seus encontros criam!
Parabéns JJ
- Isabel Xavier -
.
Isabel S disse:

Excelente refeição,magnífico convívio,inesquecível dia.Espero que todos tenham gostado e divertido tanto como eu.Uma palavra de louvor e apreço aos artistas que nos proporcionaram uma tarde bem passada: Flores,Vitor Gil,Faria e Chico Carrilho!
Parabéns à organização e ao JJ,estava tudo perfeito.Beijos.Isabel S
.
Salette Saraiva disse:
João

Foi um encontro perfeito!Agradeço-te a ti e a todos que contigo colaboraram nesta festa tão bonita.Foi muito bom rever os que há tanto tempo andavam ausentes das nossas vidas e até aqueles que vimos quase todos os dias....tambem esses os revimos. Memórias,alegrias ,cumplicidades, sonhos e ''dessonhos'' e , fundamental, a Amizade. Foi isso que encontrámos!
Um beijinho,Salette
.
Amélia Viana disse:
JJ
Estás mais uma vez de parabéns pela fantástica organização do ENCONTRO de todos os encontros, que ninguém vai querer esquecer....
Foram encontros,reencontros, muitos afectos fluindo, muitas emoções à flor da pele, algumas saudades e também muitas as recordações....
Tanto a boa disposição como a alegria, estava estampada nos rostos de todos nós e mesmo no semblante daqueles que o tempo deu a vantagem de terem sido dos primeiros no "colégio",e que alguns de nós só conheceram ali, no local, era bem visível o espírito fraterno e uma solidariedade sentida para com todos, dos mais velhos aos novatos. Laivos de ternura eram bem patentes em cada gesto, em cada sorriso....Sentia-se no ar um franco calor, que só pode existir porque somos realmente a grande família ERO....
Obrigado João e lá estaremos em 2011.
Houve ainda alguns "primos e primas" que se desejava e esperava rever, mas tal não aconteceu. Mas quem sabe no próximo encontro ...
Beijinhos
Amélia Teotónio
.
João Ramos Franco disse...
João Jales, felicito-te como organizador do ENCONTRO DE 14 DE NOVEMBRO. Evento que fica registado na minha memória e que recordarei sempre.
O reencontrar de professores, rever amizades, conhecer colegas de outras gerações, sobretudo observar a alegria estampada em todos os rostos ficará guardado em mim. O ERO continua presente em todos nós...
Um abraço amigo do
João Ramos Franco
.

Encontro na Lareira em 14 de Março de 2009

Nota: Com as devidas desculpas pelas deficiências técnicas anteriormente detectadas, aqui está o filme completo e sem passoword.
.

O encontro de Março dos bloguistas foi apenas a antecipação da experiência que acabaríamos por viver ontem num universo mais abrangente - um momento em que baralhamos o tempo, cantando em uníssono um hino à amizade indestrutível cimentada no melhor período das nossas vidas!

Link para download:
http://www.4shared.com/file/152683575/d19d0c8f/ERO_Blogue_v.html

LFS 15 Nov 2009

.

C O M E N T Á R I O S

.
Isabel K em directo de Hollywood, comentando ..
The Film: "Meeting Of the Bloggers" at The Fireplace
Ladies , Gentleman...my friends...I wasn't expecting this...I'm speechless...!!!I would like to tell how amazing it was to be in this film and how much fun it was to make it !I want to acknowlegde so much all people which made this movie possible ... Flowers, JJ, Produções Expo Alva and Metro Goldwin Expo !

I want to show my appreciation and gratitude to all, that gave me magnificent words to say and marvelous images!I Thank you all for making it possible...thank You...thank you my friends!I love the world I love you allGod bless you
Isabel Caixinha

14 DE NOVEMBRO - OS REENCONTROS

.
.
.
Olha o JJ !!!
(40 anos depois...)

















Silva Bastos e Inês Figueiredo antes da missa.

14 DE NOVEMBRO (1969 - 2009)

.
.
A SEGUNDA ALUNAGEM
.
.
.

Eu penso que vocês andam todos na Lua... outra vez!
Inês Figueiredo
.
.
COMENTÁRIOS
,
Manuela Gama Vieira disse...
DrªInês,por um dia alunei mesmo,tal foi a empatia e a alegria do (re)ENCONTRO!A doce Inês,uma das estrelas (inteligentes) que iluminou o meu "céu" de há 40 anos!Manuela Gama Vieira
.
Inês disse...
Olá Manuela, olá simpatia! Atenção JJ, a VM diz que desta vez estamos na Lua 'a sério' :( "A segunda alunagem vai continuar a tarefa iniciada pela primeira. O módulo deverá pousar na superfície da Lua, no dia 19 (se não houver contratempo) e os lunáticos astronautas efectuarão a segunda exploração do planeta. Prevê-se a recolha de exemplares em camadas situadas a profundidades maiores.
E é com ansiedade que geólogos (ou, mais apropriadamente, selenólogos) e mineralogistas se acotovelam com zoólogos e biólogos na expectativa do regresso da segunda viagem de exploração lunar com o seu carregamento de surpresas.""Entretanto, a juntar à sua tarefa primária de apoio de missão, João Jales tem um programa a cumprir durante as órbitas de vigília até ao início do regresso: uma cobertura fotográfica, com câmaras estereoscópicas, da superfície lunar" (1969).
19-11-2009 - missão cumprida. Analisem-se as amostras recolhidas pelos 200+ astronautas!
.

PORQUE É QUE DUZENTOS ANTIGOS ALUNOS E PROFESSORES DO ERO PREFEREM ALMOÇAR NA LAREIRA EM VEZ DE FICAR EM CASA NO PRÓXIMO SÁBADO ?

.
.
.
.
.
LISTA DE INSCRITOS (207):
.
.
.


Adriano Tiago (2)
Afonso Antunes
Agostinho Costa (2)
Aida Mesquita de Oliveira
Alberto Campos
Alberto Reis Pereira
Alcina Rosa Bruno
Alda Lopes (Mouga) *
Ana Maria Gil
Ana Maria Gonçalves
Ana Nascimento
Ana Paula Gouveia
Anabela Castro
Anabela Elias
Anabela Garcia
Anabela Miguel
Anita Nascimento (D. Anita) *
Antónia Henriques
Antonieta Sanches
António Artur Gil
António Daniel
António Garcia
António J Monteiro Duarte
António Jose Lopes *
António José Monteiro
António Jose Moreira(3)
Antonio Luis Papoila
Arlinda Paulo
Armando Joao Francês
Artur Ferreira
Belão
Benilde Saramago
Bé Castro
Carlos Aurélio Santos
Carlos Branco
Carlos Calisto (2)
Carlos J Marques Henriques
Carlos Jerónimo(2)
Carlos Pardal
Chico Carrilho
Chico Zé Feo Torres
Clara Nogueira
Cláudia Gouveia
Cristina Rolim
Custódio (Tó) Freitas
Dália Saramago
Dario Manso
Dulce Bernardo Rosa
Eduardo Matos
Eládio Prieto (2)
Élia Mendonça (2)
Elisa Maria
Eugénia Isidoro
Eurico Figueiredo
Evaristo Ferreirinha
Fátima Vieira Lino (2)
Fernando Castro
Fernando Figueiredo
Fernando Jorge Sousa
Filipe José Rego
Francisco Teodósio (2)
Graça Soeiro
Guidó
Helder Antunes (2)
Henrique Conceição
Hilário Ferreira
Inês Figueiredo *
Isabel Cadete
Isabel Daniel
Isabel Mesquita de Oliveira (2)
Isabel Sousa
Isabel Xavier
Jaime Serafim *
João Calheiros Viegas
João Bonifácio Serra
João Duarte
João Jales
João Miguel Azevedo Santos
João Ramos Franco
João Silva Bastos * (2)
Joaquim Mendes Marques
Joaquim Nazareth
Joaquim Oliveira
Joca Sales (2)
Jorge Azevedo Santos
Jorge Calisto
Jorge Pedro Costa e Sousa
José Alberto Santos
José Carlos Faria
José Carlos Nogueira
José Carlos Sanches
José Dionisio Rosa
José Eduardo Teixeira
José Hilário
José Luis Lalanda (2)
José M Pereira da Silva
José Manuel Paes
José Mário Rego
José Marques Filipe
José Monroy
José Santa-Bárbara (2) *
Joseanne Mil-Homens
Júlia Ribeiro
Kicha Moreira
Laura Morgado (2)
Lena Arroz
Lena Xavier
Leonor Teixeira (2)
Luis Abel Gouveia
Luis Faria
Luis Filipe Flores
Luis Lamy
Luis Manique
Luisa Gedeão (2)
Luisa Nascimento
Luisa Pinheiro
Luisa Resina
Madalena Fonseca Ferreira
Manuel Agudo
Manuel Gerardo
Manuel José Gomes
Manuel Mendes Nunes
Manuel Teotónio (2)
Manuela Carvalheiro (2)
Manuela Gama Vieira
Manuela Martins
Manuela Rosa
Margarida Calisto
Margarida Marques
Margarida Neves Coelho
Margarida Rego
Maria Amélia Monteiro
Maria Amélia (Bia)Rodrigues (2)
Maria Augusta Novo
Maria Cândida Botelho Moniz
Maria da Glória Amaral Guilherme
Maria do Rosário Pimentel
Maria Edite Caldas Lopes
Maria João Botelho
Maria Luisa Arroz
Maria Teresa Coimbra Viegas (2) *
Mário Braga *
Mário Gualdino Gonçalves
Mário Gonçalves (filho)
Mário Xavier
Melita Teotonio (2)
Mercês Matos
Miguel Bento Monteiro
Miguel M Matias
Mila Marques
Mizé Pereira
Nuno Mendes
Odete Baroso
Oscar Oliveira
Padre Xico *
Paulinha Pardal
Pedro Bandeira
Pedro Louceiro
Pedro Nobre
Roberto Ornelas
Rogério Teotónio
Rui Hipólito
Rui Malaca (2)
Rui Mouga
Salete Saraiva
Sérgio Costa e Silva
Silvestre Agostinho
Teresa Coimbra (2)
Teresa Machado
Tó Quim
Vasco Baptista
Virgilio Pestana (2)
Virgínia Maia (2)
Vitor Gil
Zé Guerra
Zezinha Castro
.
.
.

* professor
.

.
.


Se te inscreveste e o teu nome não consta, contacta-nos.

.

.

.

.


VENS OU FICAS EM CASA ?

.
.
AINDA TENS UM DIA PARA DECIDIR SE VENS OU
SE FICAS EM CASA A VER AS FOTOGRAFIAS NO
COMPUTADOR E A LAMENTAR TER FALTADO !
.
.
1 - Podem inscrever-se, pessoalmente ou por carta, pagando 25 € por pessoa:
.
João Jales / Audiomanias
Av. 1º de Maio, 6
2500-081 Caldas da Rainha
.
- Podem também solicitar um NIB por SMS, telefone ou email para fazer transferência bancária. Usem:
.
ex.alunos.ero@gmail.com ou 962638683 ou 262845539
(Escrevam o VOSSO NOME na referência / designação da transferência)
.
2 - Não há convites, esperamos que todos saibam da realização do Encontro através do Blog, da imprensa local, dos cartazes afixados ou em contacto com outros colegas, e que apareçam. Por favor não digam "ainda não me convidaram...", ninguém vai ser convidado. Enviem SMS ou email a todos os antigos colegas.
.
3 - As inscrições são abertas a todos os antigos alunos, professores e funcionários do ERO que poderão fazer-se acompanhar dos familiares e amigos que entenderem.
.
.
.
.

CARTA

.
.
.
Esta é uma carta do professor do ERO, Luis Rosa Bruno , escrita a um colega nosso, Tó Freitas, depois de ter participado no Encontro de 1988. Basta clicar sobre a imagem para a lerem convenientemente.

O próximo Almoço/Encontro, como sabem, é no dia 14 de Novembro e estão aqui no Blog todas as indicações para se poderem inscrever.

.
.

E.R.O. 3 - NAZARENOS 2

.
.
.
Encontro de futebol em 4 de Janeiro de 1959 na Nazaré .

A pergunta é a habitual; quais destes "futebolistas" vão

estar presentes no Almoço do próximo dia 14?

Esquerda para a direita, em cima:

Sarg. Ramalho, Figueiredo, Avelar, Álvaro, Tó,

Jorge, Calheiros Viegas, Mário, Honório, Dr. Fontinha.

Idem, ajoelhados:

Rainho, Valente, Ventura, Moura, Fidalgo, Francês.

.

.

Carla R. disse...
Boa tarde,

Apenas para saudar o vosso blog e para partilhar o facto de ficar agradavelmente surpresa por encontrar fotos do meu pai (Fernando Rainho) no mesmo.

Gostaria que o recordassem, já que eu dele pouco ou nada conheci.

Cumprimentos,Carla R.

João Ramos Franco disse...

Carla Rainho, recordar o teu Pai, é para mim o recordar uma parte da minha juventude em que, eu e ele, companheiros, no mesmo ano ERO, eramos talvez os dois maiores bricalhões e irreverentes dessa época. Contar-te em poucas palavras as nossas aventuras é impossível, foram tantas que dariam um bom serão a recordar e rir de tanta "malandrice" que juntos fizemos.

Um abraço amigo do João Ramos Franco

.