ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

A Rua Padre António Emílio

.
Deu o Blog, em primeira mão, a notícia da votação na Assembleia Municipal da atribuição do nome de Padre António Emílio à rua que une o Hemiciclo João Paulo II à Miguel Bombarda, por trás da Igreja Matriz.

Embora não tivesse exprimido pessoalmente qualquer opinião sobre o local escolhido, rapidamente vários colegas apontaram três ordens de razões para não apoiar a proposta:

1- A rua tem nome, já que é o final da R. Coronel Andrada Mendonça.

2- Mesmo que não seja assim considerado, a rua quase não existe, quer pela sua pequena dimensão quer porque as edificações surgidas de ambos os lados a desfiguraram e tornaram pouco mais que uma passagem.

3- A figura do Padre António Emílio está ligada à construção do Externato Ramalho Ortigão e não da Igreja Matriz, pelo que deveria ser escolhido uma artéria na zona onde o Colégio foi edificado.

Confesso que os argumentos me pareceram racionais e procedentes.

Mas outros colegas, que curiosamente não escreveram a sua opinião, contrapuseram que o local é muito central e de passagem para muita gente. Por outro lado o Padre António Emílio assistiu à construção do edifício da Igreja, com o qual, sendo padre, estava relacionado.
Finalmente o Fernando Figueiredo, num magnífico fim de tarde no Parque (que o João Serra tão bem descreve), veio-nos relembrar que a figura do "padre", o seu irmão, nada tinha a ver com estas questões e ultrapassa os vulgares espaços físicos em que se centrou a discussão. Que fique esta a Rua Padre António Emílio, não quero discordar dele.

JJ

---------------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários: